AQUI ESTÁ A PERSEVERANÇA DOS SANTOS, OS QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS E A FÉ EM JESUS. AP.14:12


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Animal de estimação também requer planejamento financeiro


AUTOR: DARLEIDE ALVES & J.WASHINGTON

Companhia fiel, diversão toda hora, estímulo da autonomia e responsabilidade das crianças, melhoria da autoestima, promoção da interação social, redução do stress e ainda contribui para a estabilidade emocional. Essas são algumas vantagens de ter um animal de estimação.
Antes de escolher um animal de estimação é preciso pensar qual será o mais adequado à família e ao estilo de vida. Algumas perguntas podem nortear esse momento:
* Por que queremos um bicho de estimação?
* Tenho ambiente adequado para acomodá-lo?
* O que faremos quando sairmos de férias?
* Temos condições financeiras para cuidar do bichinho?
Uma posse responsável envolve também um planejamento financeiro. Quando não levamos em conta esse aspecto fundamental algumas surpresas podem ser desagradáveis.
As despesas começam na compra, caso você não adote um bichinho em abrigos especializados. Adequar o ambiente em certos casos também será necessário. As idas ao veterinário, as vacinas obrigatórias, a alimentação, cuidados com a higiene…
Mesmo sem cometer exageros, cuidar de um bicho aumenta as despesas. Dependendo da raça os custos de manutenção mensais são maiores. Por exemplo, se a opção é por um cachorro de pelo longo, a despesa com banho e tosa serão o dobro se a decisão for por um cachorro de pelo curto.
Assim, o planejamento financeiro é muito bem vindo. A dica para evitar surpresas desagradáveis é: faça uma lista de todas as despesas mensais que terá, informe-se sobre os custos com amigos ou em um Petshop confiável.
O ideal é decidir em família sobre a vontade de cuidar de um bichinho. Com entendimento e respeito as condições financeiras familiares, ter um animal de estimação será uma experiência muito significativa para todos!
Julimar Murat – Economista Doméstica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.